16 de abril de 1850
Neste dia foi referendada por António José de Ávila, 1.º duque de Ávila e Bolama, a carta de lei que confirmou a criação do Banco de Portugal, cuja designação surgiu no artigo 9.º do decreto de 17 de novembro de 1846.
Personalidade nascida neste dia
No dia 16 de abril de 1921 nasceu o médico, professor e político português, Baltazar Rebelo de Sousa.
Ocupou diversos cargos políticos, entre os quais o de deputado à Assembleia Nacional pelo círculo de Évora em 1953 e em 1957 pelo círculo de Braga. Foi ainda secretário do Ministro das Colónias, Marcelo Caetano, e Governador-Geral de Moçambique no período de 1968 a 1970.
No regresso a Portugal ainda ocupou as pastas ministeriais da Saúde e Assistência, das Corporações e Previdência Social e a do Ultramar.
Recebeu diversas condecorações como a de Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo e da Ordem do Infante D. Henrique, respetivamente a 19 de março de 1959 e a 3 de janeiro de 1961. A 16 de fevereiro de 1967 foi elevado a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a 15 de julho de 1967 foi feito Grande-Oficial da Orddem de Instrução Pública. A 22 de maio de 1971 foi elevado a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.
Morreu em Lisboa no dia 1 de dezembro de 2002.
Refira-se ainda que é o pai do atual Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.