17 de abril de 1922
Neste dia foi celebrado um acordo denominado de Pacto de Paris entre o rei D. Manuel II e a tia de D. Duarte Nuno de Bragança, D. Aldegundes de Bragança, condessa de Bardi.
Este acordo é um desenvolvimento dos princípios do Pacto de Dover que estabelecia como princípio fundamental a restauração da monarquia em Portugal, com o reconhecimento da titularidade do trono a D. Manuel que, por seu lado, reconhecia que na ausência de herdeiro direto lhe sucederia um príncipe descendente do ramo de D. Miguel I.
O Pacto de Paris é menos preciso que o Pacto de Dover, limitando-se a referir que D. Manuel II aceitava o sucessor indicado pelas Cortes Gerais de Portugal.
Personalidade nascida neste dia
No dia 17 de abril de 1945 nasceu D. Fernando José Fernandes Costa Mascarenhas, 12.º Marquês de Fronteira, 9.º Marquês de Alorna, 12.º Conde de Torre, 13.º Conde de Assumar e 12.º Conde de Coculim.
Foi um aristocrata e livre pensador português. Era formado em Filosofia e deu aulas na Universidade de Évora entre 1979 e 1988.
Em 1989 fundou a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, que promove estudos, encontros culturais, científicos e educacionais.
Fica para a história o seu livro Sermão ao meu Sucessor – Notas para uma Ética da Sobrevivência, dirigido ao seu sobrinho e herdeiro.
Morreu no dia 12 de novembro de 2014.
One thought on “17 de abril de 1922”