15 de novembro de 1656
Neste dia D. Afonso VI é jurado e aclamado como rei de Portugal com 13 anos de idade.
O infante Afonso não estava destinado a governar, uma vez que o herdeiro ao trono era o seu irmão mais velho, Teodósio de Bragança, que vem a morrer no dia 13 de maio de 1653.
Com a morte de D. João IV, o infante Afonso fica como sucessor do trono, embora sem idade para governar e com capacidade mental duvidosa para reinar.
Apesar disto, foi aclamado como rei e a sua mãe, D. Luisa de Gusmão, assume a regência do reino.
O rei D. Afonso VI fica conhecido como O Vitorioso pelas inúmeras vitórias contra Espanha em diversas batalhas da Guerra da Restauração.
Personalidade nascida neste dia
No dia 15 de novembro de 1889 nasceu em Lisboa Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio de Bragança Orleães Sabóia e Saxe-Coburgo-Gotha, que veio a ser o último rei de Portugal, D. Manuel II.
D. Manuel II sucedeu ao seu pai, o rei D. Carlos I, depois do seu assassinato e do irmão mais velho, o príncipe D. Luís Filipe, no dia 1 de janeiro de 1908.
O seu reinado durou até ao dia 5 de outubro de 1910, ano de implantação da república, tendo vivido no exílio em Inglaterra.
Apesar de ter sido deposto e exilado, D. Manuel II, teve sempre um elevado sentido de patriotismo, evidenciado pelo seu testamento em 1915 legando todos os seus bens pessoais ao Estado Português para a fundação de um museu e dando nota da sua vontade de ser sepultado em Portugal.
Morreu tragicamente no dia 2 de julho de 1932 sufocado por um edema da glote, tendo um funeral com honras de Estado no dia 2 de agosto. Está sepultado no Panteão dos Braganças no Mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa.
4 thoughts on “15 de novembro de 1656”