4 de maio de 1493
Nesta data foi editada a primeira bula do papa Alexandre VI, com o nome Inter cætera que significa “entre outros (trabalhos)”.
Esta bula determinava a divisão do mundo entre Portugal e Espanha, traçando um meridiano situado 100 léguas a oeste de Cabo Verde, sendo que os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal.
Contudo, estes termos não foram do agrado do reino lusitano, pelo que para solucionar esta divergência foi negociado no ano seguinte o Tratado de Tordesilhas.
Personalidade nascida neste dia
A capital portuguesa viu nascer no dia 4 de maio de 1966 a soprano portuguesa Teresa Maria Monteiro Cardoso de Meneses.
É considerada pelos críticos como uma das mais talentosas cantoras portuguesas com inúmeras participações em diferentes óperas.
Tem três obras publicadas em CD: Je veux vivre (árias de ópera), Alleluia (árias sacras) e Upon a Star (canto e harpa).