21 de outubro de 1520
Neste dia Fernão de Magalhães chega à ponta da América do Sul e atravessa um estreito que haveria de ficar conhecido por estreito de Magalhães.
Em 1513, Fernão de Magalhães já era um navegador experiente e propõe a D. Manuel de Portugal provar que a Terra era redonda com a sua viagem de circum-navegação. Contudo, o rei português não ficou convencido e o navegador foi oferecer os seus serviços ao rei espanhol, que acreditou nas promessas de Fernão de Magalhães.
Assim, teve ao seu comando uma frota com cinco navios e 280 marinheiros, numa viagem com mais de 40 mil milhas marítimas. No decurso desta viagem, quase um ano depois do seu início, chega à ponta da América do Sul e atravessa o estreito que inicialmente foi chamado de “Todos os Santos” e que é citado nos Lusíadas como “…estreito que mostrou o agravado lusitano”.
Personalidade nascida neste dia
No dia 21 de outubro de 1911 nasceu em Lisboa a fadista Berta Cardoso.
É ainda hoje considerada por muitos a fadista de referência da chamada “época de ouro” do fado, embora nunca tenha conseguido o reconhecimento público que lhe era provavelmente devido.
Gravou o seu primeiro disco em Espanha e em 1930 a publicação “Guitarra de Portugal” considerou-a em 30 de outubro “um nome consagrado” e com “uma vocação que se revelou espontânea e claramente desde a sua estreia”.
Ficou conhecida como a “voz de oiro do fado” e nas décadas de 30, 40 e 50 do século XX divide as suas atuações entre as casas de fado e os palcos das revistas, confinando-se a partir da década de 60 quase exclusivamente às casas de fado.
Praticamente todas as suas edições discográficas esgotaram e só no Museu do Fado e na Discoteca Amália é possível adquirir um CD seu com seis dos seus maiores êxitos: Fado Antigo, Fado Faia, Chinela, Meu Lar, Cinta Vermelha e Cruz de Guerra.
Existe ainda, no circuito comercial, um outro CD, editado pela Movieplay Portuguesa, o nº 20 da colecção Fados do Fado, com 4 fados de Berta Cardoso: Cruz de Guerra, Meu amor fugiu do ninho, Noite de São João e Testamento.
Morreu em Lisboa no dia 12 de julho de 1997.