29 de outubro de 1665

29 de outubro de 1665

Neste dia Portugal venceu a Batalha de Ambuíla contra o reino do Congo comandado pelo rei António I do Congo. As forças portuguesas foram comandadas pelo capitão Luís Lopes Sequeira.

Nesta batalha, defrontaram-se entre 20 a 30 mil homens de infantaria do reino do Congo contra cerca de 14 000 portugueses armados com duas peças de artilharia. A vitória portuguesa gerou cerca de 5000 baixas no exército inimigo, entre as quais o rei, que foi decapitado, os seus dois filhos, dois sobrinhos, quatro governadores, diversos oficiais da corte, 95 detentores de títulos e 400 outros nobres.

Refira-se que durante o século XVI existiu uma parceria comercial entre Portugal e o Congo, mas o estabelecimento em 1575 de uma colónia portuguesa muito forte em Luanda afetou esta relação. Em 1622 houve uma rotura definitiva entre os dois países depois da invasão portuguesa do Sul do Congo, situação que nunca foi recuperada e que culminou com esta batalha.

Personalidade nascida neste dia

No dia 29 de outubro de 1768 nasceu em Paredes de Coura Bernardino António Gomes que foi médico, cientista e botânico de destaque.

Destaca-se na sua atividade científica o facto de ter sido o primeiro a isolar a cinchonina da árvore da quina, abrindo o caminho do estudo da química dos alcalóides e do tratamento do paludismo pelo quinino. O seu trabalho na área da botânica valeu-lhe um busto sob pedestal no Jardim Botânico de Lisboa (1926).

BernardinoGomespai

É considerado o Patrono da Dermatologia em Portugal pelo trabalho desenvolvido no tratamento das doenças cutâneas.

Em 1817 é nomeado médico da Câmara Real, ou seja, médico da família real, mantendo uma relação próxima com o rei D. João VI. Nesta qualidade foi ainda responsável por acompanhar a princesa Leopoldina da Áustria, noiva de D. Pedro, futuro imperador do Brasil, na sua viagem entre Livorno e o Rio de Janeiro.

Bernardino_António_Gomes_médico_da_Real_Câmara

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s