31 de janeiro de 1891
Neste dia teve lugar o primeiro movimento revolucionário para a implantação do regime republicano em Portugal.
O que aconteceu foi um levantamento militar na cidade do Porto contra as cedências do governo ao ultimato britânico de 1890 relacionado com o Mapa Cor-de-Rosa.
Contudo, a revolta foi debelada e teve como resultado a morte de 12 revoltosos, 40 feridos e a fuga para o estrangeiro de alguns dos implicados.
Personalidade nascida neste dia
Nasceu no dia 31 de janeiro de 1512 D.Henrique, rei de Portugal. Era filho do rei D. Manuel I e da infanta de Espanha, D. Maria de Aragão e Castela.
Reinou no período de 4 de agosto de 1578 até ao dia da sua morte, 31 de janeiro de 1580. Ficou conhecido pelos cognomes de O Casto, por ser um membro do clero e não poder deixar descendência legítima, O Cardeal-Rei, por ser um membro do clero ou O Eborense, por ter sido arcebispo da cidade de Évora, onde fundou a primeira universidade desta cidade.
Sucedeu a D. Sebastião depois da sua morte na batalha de Alcácer-Quibir.
Por não ter conseguido do papa Gregório XIII autorização para renunciar à sua posição clerical e procurar uma noiva para gerar descendência e por não ter querido nomear como seu sucessor o seu sobrinho, Prior do Crato, após a sua morte foi uma junta de cinco governadores que assumiu a regência de Portugal.
O trono acabaria por ser ocupado por Filipe II de Espanha e I de Portugal, iniciando-se assim a dinastia filipina.