22 de maio de 1998
Neste dia começou a última exposição mundial do século XX, a EXPO 98, ou a Exposição Internacional de Lisboa de 1998.
O tema desta exposição foi “Os oceanos: um património para o futuro” e teve também o objetivo de comemorar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.
Esta exposição decorreu de 22 de maio a 30 de setembro de 1998 e promoveu a revitalização da zona ribeirinha do Tejo em Lisboa.
Teve cerca de 11 milhões de habitantes e deixou construções que até hoje perduram na sua importância na capital portuguesa, como são o Oceanário ou o Pavilhão Atlântico, hoje MEO Arena, entre outros.
Personalidade nascida neste dia
No dia 22 de maio de 1941 nasceu Artur Eduardo Brochado dos Santos Silva, jurista e administrador de empresas.
Foi diretor-geral do Banco Português de Atlântico, secretário de Estado do Tesouro do VI Governo Provisório e vice-governador do Banco de Portugal.
Fez ainda parte das administrações da Fundação de Serralves e da Fundação da Calouste Gulbenkian, onde é presidente até 2017.
Recebeu diversas condecorações estrangeiras como a Ordem Nacional do Mérito de França, a Ordem do Mérito Civil de Espanha e Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra de França.
Em Portugal foi feito comendador da Ordem do Mérito a 7 de novembro de 1991, recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique a 9 de junho de 2004 e a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade a 25 de abril de 2011.